sábado, 7 de março de 2009

Aqui estou eu em Zürich!!!







Boa noite,



Já se passou mais de um mês desde que cheguei a Zürich...já me sinto em casa, mas ao mesmo tempo ainda existem muitas coisas por descobrir!!



Cheguei numa sexta-feira à noite, lembro-me que chovia e ao mesmo tempo que sentia alegria sentia-me um pouco preocupada. Sai do avião, fui buscar as malas e dirigi-me às informações para perguntar onde poderia apanhar um táxi. A Sra disse que me aconselhava a ir de comboio e depois no centro da cidade podia apanhar um táxi ou mesmo o tram (eléctrico).



Eu fui até à estação e comprei o bilhete, mas não vi nenhum elevador daqueles lados..vi uma senhora a empurrar o carrinho com uma mala pelas escadas rolantes..então fiz o mesmo!



Mais um bocadinho caiam-me as malas, o que vale é que o carrinho tem uma espécie de elásticos dos lados!



Já lá ao pé da linha de comboios perguntei a um Sr. onde podia apanhar o comboio e fui falando com as pessoas..se era longe..se as pessoas costumam levar as malas de comboio (aquela quantidade e tamanho)? Pareceu-me muito normal e as pessoas foram muito simpáticas!



Foi só uma estação de comboios e cheguei à estação de comboios no centro de Zürich (em Bahnoffstrasse = Rua da estação). A estação tem um centro comercial, de forma que tive que perguntar informações..as pessoas foram muito simpáticas e mesmo quando não sabiam Inglês ou Francês chamavam alguém para ajudar, ou usavam a linguagem gestual. Disseram-me que era melhor apanhar o tram do que o táxi e que era mesmo ali ao lado. Mas eu imaginei um eléctrico como os de Lisboa :)!



Entrei num táxi e perguntei ao Sr se sabia onde era a rua Lutherstrasse ao pé de Stauffacher..Ele disse que não sabia! Não me queria dizer quanto ia pagar, eu perguntei se ia ser mais do que 40CHF e ele disse que sem duvida! Eu disse que então não ia..Pedi para me tirar as malas (aliás tive que ajudar porque mesmo para por as malas ele precisou de ajuda) e procurei outro táxi.




Os outros taxistas que estavam com ele disseram que não sabiam onde era a tal rua..entrei em desespero..até que apareceu um taxista libanês muito simpático que me levou e até parava o taxímetro quando olhava para o mapa...E não é que a rua ficava mesmo ali ao lado (40CHF??), paguei menos do que 15CHF...



Quando cheguei à pensão vieram umas pessoas muito simpáticas ter comigo e a Evelyze, que também veio pelo programa Inov Contacto, tinha-me ido buscar à paragem do tram (porque eu telefonei-lhe quando cheguei e nessa altura estava na duvida se ia de tram ou não).




Nós fomos jantar ao Mac Donald´s mesmo ali em frente..Tinha mais um ambiente de bar..estavam lá muitos jovens...Reparei também na arquitectura dos prédios, muito grandiosos em tons cinza. E o frio era seco..por isso bastante tolerável.







A pensão onde fiquei era só para mulheres (damn)..as mais novas eram muito simpáticas, mas as mais velhas ( salvo algumas excepções)nem por isso. O quarto era normal, mas a WC parecia a de um hospital de malucos..ainda por cima a minha vizinha do lado não estava lá durante o primeiro fim-de-semana. A zona onde a pensão estava localizada era muito boa e as áreas comuns eram suficientemente boas. Da pensão Lutherstrasse (perto da Stauffacherstrasse)apanhávamos o tram 8, 9 ou 3 e demorávamos cerca de 15 minutos a chegar ao trabalho ...depois daquele pequeno-almoço onde o que não faltavam eram os doces para por no pão (mas faltava o queijo e o fiambre).



No primeiro fim-de-semana adorei Zürich..ainda por cima parecia que estava de ferias..fui com a Evelyze fazer o passe (77CHF para o tram de Zürich), comprar o cartão pra o telemóvel (6CHF da orange), tiramos fotos..e vi neve (e quem viu a figura deve ter achado muita piada).




Os primeiros dias foram para passear e procurar casa..Íamos ás compras muito à pressa e a alimentação não era muito boa..Mas comíamos muita sopa..de pacote..mas era sopa!







Estive na pensão por uma semana, lá conhecemos algumas pessoas muito simpáticas, chegámos a sair umas vezes com algumas pessoas e tivemos numa festa de anos.







Logo no inicio de Fevereiro mudámos-nos para a OASE (O OASIS segundo o nosso uncle Heines)...Os donos mostraram-se logo muito simpáticos..Temos gente nova, a kitchen está muito bem equipada, é mais acolhedor, tem um mini-ginásio, mesa de snooker, um jardim para fazermos os almoços no verão..etc..etc (até uma sala para rezar e sala de musica ;P)! E o melhor? Fica a 5 minutos do trabalho indo a pé!..E duas estações de tram do centro!!




A mudança foi conturbada porque não sabemos das regras aqui na Suíça! Pagámos um deposito e tinhamos que dizer com antecedência de x dias que iamos sair da pensão. Tudo acabou resolvido..Mas antes disso foi um stress...Fizemos duas viagens de tram (porque não é muito difícil, fomos num tram com um degrau)..só que estava a nevar!!! Nós as duas a carregar as malas e a cantar "Nesta noite branca sou um boneco de neve...". Parecia o fim do Mundo mas ao mesmo tempo aquecia-nos o coração.




Tenho um quarto que até é bem acolhedor, a WC é para 7 pessoas, mas raramente encontro alguém quando lá vou! Costumava encontrar sempre o meu vizinho da frente..o que era muito chato principalmente quando eu saia do banho com o meu robe rosa choque e o toto na cabeça..mas ele já se foi embora!



No inicio quase todos falaram connosco para saber quem somos, donde viemos, etc.. Mas muitos tínhamos que ser nós a meter conversa e a maioria depois de falarmos até eram simpáticos!


Alguns convidam-nos para certas coisas e são sempre muito simpáticos..outros sentam-se na mesa e não abrem a boca...depois quando pergunto alguma coisa olham com um ar muito admirado e lá dizem qualquer coisa em resposta!




O trabalho é interessante, fazemos consultoria empresarial! Muito research, emails, telefonemas, etc! Mas o problema é mesmo a língua..felizmente na segunda-feira vamos começar com o curso de Alemão! Nós falamos o Inglês e o Francês..mas há muita gente que só fala o Alemão..Alguns dizem que não falam, mas depois lá vamos arrancando o que queremos! As colegas são muito simpáticas, mas bastante mais velhas! A nossa chefe, a Ana é exigente, mas ás vezes parece nossa mãe..Muito querida! A Teresa no inicio levou-nos ao buffet da Migros, que é na parte de cima do supermercado Migros, muito agradável e nada caro! Ela gosta muito de fazer bolinhos! A Anita ajudou-nos muito com cartas que recebemos em Alemão, com o alojamento, etc! A Ana Barrosa traz sempre o seu cão Sky para nos animar os dias!




A nossa chefe comprou-nos um bilhete de um dia para passearmos durante todo o dia por toda a Suíça, em todos os transportes e só tivemos que pagar 35CHF..muito bom! Esteve cá a irmã da Eve e fomos passear a Lousanne, Montreaux, Sion e Lucerne..o dia estava óptimo por isso foi só para aproveitar! Muita gargalhada, muitas fotos e um dia muito bem passado!



Ontem á noite fomos á nossa primeira festa num bar em Zürich - "Forecast bar" na Niederdofstrasse (perto da central) ..A festa foi agradável, paguei 5,50CHF por um suminho (mas era mesmo o mais barato). Depois como bebi o sumo gelado muito rápido e tinha que estar aos berros por causa da musica fiquei sem voz e tive que ir beber um chá ao Mac Donald´s (4CHF)...já estou boa! Antes disso fomos várias vezes passear na parte velha da cidade (onde existem muitos bares), mas talvez devido ao frio encontrávamos muitos bares vazios ou só com pessoas mais velhas! No Carnaval não vimos grande coisa..mas no fim-de-semana seguinte havia lá uma barraca com uma festa e pessoas mascaradas..com o bom tempo até estava mais gente na rua!

Bjinhos :),




Gisela Fernandes



Sem comentários:

Enviar um comentário